Em breve, moradores de cidades pequenas e do interior da Inglaterra não precisarão se preocupar com a iluminação pública ou a falta de energia em trechos da estrada. Uma seguradora está trabalhando para criar uma frota de drones para iluminar o caminho das pessoas.

O objetivo da Direct Line é que a pessoa que precisa atravessar um local sem iluminação possa chamar um dos drones, batizados de fleetlights, através de um aplicativo móvel para acompanhar o trajeto. Além de serem mais baratos que postes de iluminação, a segurandora espera reduzir o número de acidentes. 

publicidade

Os drones, por sua vez, são equipados com um holofote e geolocalização para conseguirem seguir o usuário mesmo que ele mude o caminho. Além disso, a pessoa pode chamar até três drones ao mesmo tempo e os zangões ainda conseguem acompanhar bicicletas e carros.

O futurologista Dr. Ian Pearson afirmou à Designboom que esse tipo de tecnologia pode ser muito positiva no futuro, podendo não só ser usada por pessoas como também equipes de busca e salvamento. “Os usos são infinitos e eu vejo isso como algo comum até 2021”, afirmou.