Pesquisadores do MIT desenvolveram um sistema capaz de criar vídeos prevendo o futuro. O programa usa um algoritmo de aprendizagem profunda para desenvolver imagens mostrando o que espera que aconteça em seguida.

Como funciona?

publicidade

O sistema processa a cena inteira de uma vez só. “Os sistemas anteriores processavam a cena quadro a quadro, algo como um grande jogo de telefone sem fio em uma grande sala. Ao andar pela sala, a mensagem vai se desfazendo. Agora, em vez de tentar prever os quadros ao mesmo tempo, é como se estivéssemos falando com todos da sala de uma vez”, explica Carl Vondrick, um dos autores do projeto.

A tecnologia não consegue produzir mais de 1,5 segundo do “futuro” e os resultados não são exatos: o sistema não sabe se os objetos continuam na cena enquanto se movem e tende a exagerar seus tamanhos. Em testes, no entanto, ele conseguiu prever cenas como as ondas do mar e pessoas caminhando na grama. 

publicidade

Na prática, o sistema pode conseguir, futuramente, prever aonde os pedestres e carros estão indo, ao ser incorporado a um carro autônomo, ou identificar incompatibilidades em gravações, com base nas imagens esperadas, em câmeras de segurança.

publicidade

Via Engadget