Alguns internautas tiveram uma surpresa ao tentar acessar os sites do UOL ou de seus parceiros durante a madrugada e pela manhã desta sexta-feira, 6.

Um ataque hacker fazia com que os visitantes fossem redirecionados a sites de conteúdo adulto. Em alguns casos, porém, as páginas simplesmente não abriam, e como o ataque afetava apenas uma parte dos servidores, o problema não foi percebido por todos os internautas.

A ação aparentemente foi protagonizada pelo ProtoWave, pois alguns internautas se deparavam com mensagens do grupo quando tentavam acessar os sites, como mostra a imagem acima, cedida pelo leitor Leonardo Henrique. A página do ProtoWave no Facebook também conta com relatos de gente que foi impactada pela ação.

publicidade

O UOL é o quarto site mais popular do Brasil, segundo dados da plataforma Alexa, que o lista como 144º em termos globais. O portal serve de guarda-chuva para uma série de outros sites, como os de Folha de S.Paulo, RedeTV e Band, além do próprio Olhar Digital — e todos acabaram afetados pelo ocorrido de hoje.

Por volta das 7h, a equipe de suporte do UOL informava que o problema já havia sido resolvido. Mas, como o ataque afetou os servidores de DNS da empresa, leva algum tempo até que o sistema esteja totalmente atualizado, então é possível que os efeitos do ocorrido sejam sentidos ao longo do dia.

Atualização 16:08

O UOL enviou ao Olhar Digital um posicionamento sobre o caso, que pode ser lido abaixo:

Usuários tiveram problemas ao acessar a home do UOL e alguns conteúdos de parceiros durante a madrugada desta sexta-feira (6).

O problema não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários do UOL não foi acessada por ninguém e a integridade de todos os dados foi preservada.

A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página. Assim, os internautas que tentavam acessar o UOL foram redirecionados para páginas fora do UOL. A informação incorreta também foi replicada para outros servidores de DNS espalhados pela Internet.

O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados, os quais atendem diretamente o usuário final que acessa o site. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores e os principais problemas foram corrigidos em cerca de uma hora. A equipe técnica do UOL continua em contato com outros administradores de servidores para corrigir eventuais falhas ainda restantes.  

O UOL está aguardando resultados das investigações em curso pelos responsáveis pelos servidores e DNS, de forma a evitar novas ocorrências.