Siga o Olhar Digital no Google Discover
A empresa de pesquisas de mercado japonesa Sirabee revelou ontem um relatório pouco animador para a Nintendo. De acordo com o levantamento, apenas 10,7% dos gamers japoneses têm a intenção de adquirir o Switch, o novo console da empresa.
Ofertas
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Foram ouvidos, ao todo, 1.400 consumidores japoneses com idades entre 20 e 60 anos. Em todos os grupos etários, a porcentagem de respondentes masculinos que pretendiam comprar o Switch foi maior que a de respondentes femininos. Em outras palavras, o interesse pelo console é maior entre homens do que entre mulheres, como pode ser visto no gráfico abaixo. As barras azuis representam a porcentagem de homens, em cada faixa etária, que pretendem comprar o Switch; a barra rosa representa mulheres:

A porcentagem relativamente pequena de interessados, entretanto, pode ser vista com algum ceticismo. Como o DualShockers aponta, uma pesquisa anterior indicava que apenas 5,9% dos gamers tinham intenção de comprar o PlayStation VR. O equipamento de realidade virtual da Sony, porém, provocou filas impressionantes nas lojas japonesas, mesmo quando estava em pré-venda, e em pouco tempo se tornou o console mais vendido no Japão.
Critérios incomuns
Curiosamente, a pesquisa do Sirabee incluiu alguns critérios bastante intrigantes para classificar os gamers. O gráfico abaixo, com seis barras, mostra a intenção de compra de gamers divididos nas seguintes categorias: trabalha/não trabalha numa empresa abusiva (as duas primeiras); já gastou/nunca gastou dinheiro com um jogo para smartphone; e participa/não participa de uma associação esportiva:

Os dados acima mostram que a intenção de comprar o Switch é bem mais comum entre japoneses que trabalham em empresas abusivas, já gastaram dinheiro com jogos para smartphone e participam de organizações esportivas. Embora a diferença de intenção de compra entre as categorias seja bem clara, é difícil imaginar por que a empresa achou que seria interessante dividir os respondentes nessas categorias.
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.