As coisas continuam indo bem para Mark Zuckerberg e seus colegas do Facebook. De acordo com o que foi divulgado pela companhia nessa quarta-feira, 1, as receitas, lucro e quantidade de usuários da rede social só aumentaram em 2016.

Quando 2015 chegou ao fim, o Facebook tinha obtido receita de US$ 17,9 bilhões (US$ 17 bi de publicidade e US$ 849 milhões de pagamentos e outras fontes). Tirando US$ 11,7 bilhões de custos operacionais, a companhia teve lucro bruto de US$ 6,2 bilhões e líquido de US$ 3,6 bilhões. De lá para 2016, todos esses indicadores apresentaram melhora.

A receita do Facebook no ano passado foi de US$ 27,6 bilhões (US$ 26,8 bi de publicidade e US$ 753 mi de outras fontes); isso representa uma alta de 54% em relação a 2015. Descontando os custos operacionais, que ficaram na casa dos US$ 15,2 bilhões, sobrou US$ 12,4 bilhões de lucro bruto para a companhia, o que representa um crescimento de 100%. O líquido, porém, foi ainda melhor, já que subiu 177%, chegando aos US$ 10,2 bilhões.

Tem mais gente usando

publicidade

A situação financeira do Facebook só melhorou tanto porque também cresceram os indicadores de uso da rede social.

Entre 2015 e 2016, a companhia viu seu número de usuários ativos por dia chegar a 1,23 bilhão (uma alta anual de 18%). O de usuários ativos por dia em plataformas móveis bateu 1,15 bilhão (23% a mais do que em 2015).

Se considerados os usuários mensais, os números gerais foram de 1,86 bilhão (alta de 17%) e, em plataformas móveis, 1,74 bilhão (alta de 21%).