Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, encontraram um método que permite roubar dados de um computador mesmo que ele esteja quase completamente seguro. A pesquisa analisa a frequência das luzes LED emitidas pelo HD do dispositivo. Em testes, os pesquisadores conseguiram extrair informações usando um drone capaz de identificar e gravar padrões do código Morse.

Veja como funciona:

A técnica pode ajudar a infectar até os computadores que não são conectados à internet, usados em muitos casos para manter sistemas altamente sensíveis longe dos perigos de invasores. Até hoje, o isolamento dos dispositivos era visto como uma defesa impenetrável, mas o novo método mostra que, usando um drone capaz de interpretar o código, é fácil roubar informações.

publicidade

Em um dispositivo infectado, cada “piscada” do LED indica uma informação sensível sendo compartilhada sem que ninguém perceba. “Descobrimos que o pequeno indicador LED do disco rígido pode ser controlado em até 6.000 piscadas por segundo. Com ele, podemos transmitir dados de forma muito rápida a uma distância muito longa”, explica Mordechai Guri, responsável pelo estudo. A invasão, no entanto, não é um processo simples. Para acessar os dados, o criminoso deve instalar um malware no sistema, via USB ou cartão SD.

“O LED está sempre piscando porque está fazendo pesquisa e indexação, então ninguém suspeita, mesmo durante a noite”, diz Guri. “É possível que os criminosos façam a luz piscar tão rápido que um ser humano não seja capaz de ver”, declara, explicando que sensores de luz conseguem perceber o movimento, conseguindo captar as informações.

Solução

Com o problema, os pesquisadores trouxeram uma solução. E ela é mais simples do que parece: eles sugerem que os computadores seguros sejam mantidos em salas sem janelas ou com vidros com proteção visual. Outra solução simples é ocultar o LED do computador.

Confira também opções de tradutor de código Morse que vão te ajudar a decifrar mensagens!

Via Wired