Nem todo ataque virtual é um WannaCry ou similar, causado com fins destrutivos. Às vezes, um ataque pode ser apenas um aviso amigável de que os sistemas que deveria proteger uma rede não estão funcionando direito. E um exemplo disso aconteceu em Liverpool, no Reino Unido.

O caso peculiar aconteceu no shopping Liverpool One, nesta segunda-feira, 29, quando um outdoor foi sequestrado para exibir uma mensagem. “Nós sugerimos que vocês melhorem sua segurança”, assinado apenas por “seus hackers amigáveis do bairro”.

publicidade

Ao que tudo indica, os hackers dominaram o computador que transmitia as imagens para o painel e abriram o bloco de notas para deixar o recado simpático. Sorte do shopping, claro, pois alguém com más intenções poderia usar o espaço para ações muito mais graves, como a exibição de vídeos pornográficos.

publicidade

O shopping confirmou à BBC o ataque, afirmando que as telas são operadas por uma empresa externa, chamada Elonex, que está investigando o que aconteceu e como os hackers, que ainda não foram identificados, ganharam acesso.

“Confirmamos que um incidente ocorreu em uma das 18 telas que operamos no Liverpool One. O incidente parece ter sido realizado como uma brincadeira sem intenção de ofender ou causar danos, pelo que nós estamos gratos”, afirmou um representante da Elonex.