Mais uma vez, o WhatsApp se torna vetor para um grande golpe. Segundo a empresa de segurança digital PSafe, o ataque da vez promete cupons de desconto de até R$ 70 para usuários, mas na verdade só induzem a vítima a baixar aplicativos maliciosos e fazer cadastros em sites danosos.

Foram pelo menos 100 mil usuários atingidos pelo golpe, que foi projetado para ter grande alcance viral. Isso porque, para validar o cupom falso, é necessário compartilhar o link malicioso com 10 amigos, multiplicando de forma exponencial a quantidade de pessoas expostas.

publicidade

Reprodução

Este tipo de ataque é complicado, porque o link normalmente vem de uma pessoa confiável, o que aumenta a eficácia. O site também imita a identidade visual do McDonald’s, o que torna o golpe mais crível e mais efetivo.

publicidade

Até o momento, já foram encontrados três links maliciosos que direcionam a vítima para o mesmo ataque, que pode causar prejuízo financeiro ao roubar dados da vítima.

Reprodução

publicidade

Obviamente, o link distribuído não é nada além de uma armadilha, mas funciona. O McDonald’s, inclusive, chegou a confirmar que não tem nenhum envolvimento com o link que está circulando pelo WhatsApp, e orienta seus consumidores a procurar os verdadeiros cupons na página oficial da empresa ou pelo aplicativo.