Se seguir a tradição, a Apple só deve anunciar a nova geração do iPhone em meados de setembro. Mas, como sempre acontece na indústria da tecnologia, informações vazadas com antecedência parecem já ter estragado a principal surpresa do novo aparelho.

Nas últimas semanas, diversas fabricantes de cases para celular têm vazado o visual das capinhas que estão sendo feitas para o chamado “iPhone 8”. As imagens, que têm inundado as redes sociais nos últimos dias, quase sempre apontam para uma mesma configuração de design.

publicidade

Tudo começou com o Alibaba, site de e-commerce da China que atende quase o mundo todo. Foi lá onde surgiram as primeiras cases sugerindo qual será o design do próximo iPhone: bordas quase inexistentes, sem botão Home e conjunto de câmeras em posição vertical. Como nas imagens abaixo, reunidas pelo BGR.

Reprodução

Reprodução

Depois disso, o site Slashleaks teve acesso a mais cases, de fabricantes diferentes, que também pareciam feitas para o mesmo desenho do iPhone 8. Confira abaixo.

Reprodução

Reprodução

Outras imagens vazaram posteriormente mostrando o molde que as fabricantes de cases estavam usando para desenhar as capinhas protetoras do novo iPhone. E todas elas repetem a mesma configuração: tela quase sem bordas, nenhum botão Home e câmeras na vertical.

Reprodução

Reprodução

Por mais cheia de segredos que a Apple seja, é muito difícil conter vazamentos na indústria da tecnologia. Especialmente porque a empresa, em si, não é fabricante do iPhone, mas apenas cliente de diversas fornecedoras que montam os componentes do smartphone. Naturalmente que essas fornecedoras têm acesso privilegiado a certas informações.

Sendo assim, é muito difícil que a Apple, nos Estados Unidos, consiga impedir que um estagiário de uma fábrica da Foxconn na China, por exemplo, publique na sua rede social uma imagem exclusiva da linha de montagem do iPhone. Isso sem falar nas próprias fabricantes de cases, que também precisam de informações adiantadas para preparar seus estoques.

Certeza, mesmo, só teremos quando a Apple anunciar de verdade o seu mais novo smartphone. Mas, por enquanto, a expectativa é de que esse design se confirme. A tela quase sem bordas é fruto de uma tendência iniciada pelo LG G6 e pelo Galaxy S8, da Samsung, que saíram no começo deste ano. Já o botão Home, ao que tudo indica, vai se transformar num botão totalmente virtual.

Você pode estar se perguntando a respeito do Touch ID, o sistema de segurança que lê a impressão digital do usuário da Apple. O rumor que mais se repete na imprensa especializada é de que a empresa quer colocar o sensor de biometria embutido na própria tela do aparelho, assim como, supostamente, a Samsung teria tentado fazer com o Galaxy S8, sem sucesso.

Mas como noticiamos recentemente, uma empresa chinesa pode “furar” a Apple e ser a primeira a colocar um leitor de impressões digitais na tela. Seja como for, a expectativa é de que o próximo iPhone traga grandes mudanças de design em relação à versão do ano passado. Principalmente porque, em 2017, o produto completa 10 anos, e tudo indica que a Apple tem planos para marcar o aniversário de forma significativa.