EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Uma empresa responsável por um app com informações sobre transporte público quer ir além do smartphone: o Citymapper vai começar a operar em Londres uma linha própria de ônibus para preencher lacunas deixadas pelo sistema municipal local.

O Citymapper é um app que exibe dados sobre o sistema de transporte público de uma cidade. Ele opera em São Paulo, por exemplo, exibindo linhas que passam em cada ponto de ônibus, permite busca por linhas específicas para saber onde estão os carros dela, sugere trajetos para seus usuários, e também avisa eventuais problemas no sistema de ônibus ou de transporte sobre trilhos na cidade.

publicidade

A nova aventura da empresa é a linha de ônibus CM2, que vai trafegar inicialmente em testes nas noites de sexta-feira e sábado, e vai funcionar como um ônibus convencional em Londres: ele tem itinerário fixo, a viagem é paga, o veículo para em pontos de ônibus normais, e ele tem um intervalo entre carros de 12 minutos.

Mas ele é também um teste de como podem ser as linhas de ônibus do futuro. Os motoristas serão equipados com tablets para fornecer informações sobre a viagem para a população local: quantas pessoas estão no ônibus, quais problemas ele encontrou na viagem, entre outras coisas.

Reprodução

O pagamento pode ser feito de diversas maneiras, mas sempre sem dinheiro: pode ser através de cartões contactless ou por serviços como Apple Pay e Samsung Pay.

publicidade

A linha de testes vai começar a operar entre o fim de agosto e o começo de setembro, e o Citymapper planeja usar o conhecimento adquirido com a experiência para desenvolver novas tecnologias que auxiliem no transporte público nas grandes cidades do mundo.