Brian Krzanich, o CEO da Intel, anunciou ontem sua saída do American Manufacturing Council, um conselho criado pelo presidente Donald Trump para fortalecer a indústria estadunidense. Segundo o executivo, ele saiu “para chamar atenção ao dano sério” que o clima político dividido do país “está causando a questões críticas”.

Um dos motivadores da saída de Krzanich foram as manifestações racistas que aconteceram no último fim de semana na cidade de Charlottesville. O CEO da Intel falou diretamente sobre elas em seu anúncio de resignação: “Já deixei clara a minha repulsa à violência motivada por ódio em Charlottesville, e mais cedo, hoje [ontem], eu incitei todos os líderes a condenar os supremacistas brancos e seu grupo, que marchou e cometeu violência”. 

De fato, desde o final de semana, o diretor da fabricante de processadores vem deixando claro sua oposição aos neonazistas. Segundo o TechCrunch, ele foi uma das vozes da indústria de tecnologia que se manifestou contra a postura fraca de Trump diante dos supremacistas brancos. O tweet de Krzanich sobre o tema pode ser visto abaixo:

Krzanich não foi o único líder da tecnologia a se manifestar contrariamente aos protestos de Charlottesville, que deixaram três mortos. Outros diretores e empresas do mercado de tecnologia também se pronunciaram – ou até mesmo tomaram atitudes – para mostrar sua repulsa quanto às manifestações. 

publicidade

Conselho esvaziado

O CEO da Intel não é o primeiro a abandonar o conselho criado por Trump. A saída dele se deu poucas horas depois da resignação dos diretores das empresas Under Armour e Merck Pharma, que também citaram a postura fraca dessa administração diante dos neonazistas como motivo para sua saída. 

Em junho, o conselho já havia sofrido algumas baixas quando Trump decidiu retirar a assinatura dos Estados Unidos do Acordo de Paris. A medida, que foi criticada pelo CEO da Apple, fez com que Elon Musk (CEO da Tesla e da SpaceX) e Bob Iger (CEO da Disney) deixassem o conselho. Antes disso, Travis Kalanick, então CEO da Uber, e Kara Goldin, diretora da Hint Water, também vagaram suas posições por causa da medida imigratória de Trump