Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Facebook não ouve as suas conversas. É isso o que garante o vice-presidente de anúncios da rede social, Rob Goldman, que negou o uso do microfone do smartphone para gravar o que as pessoas falam.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
Usuários da rede social relatam o recebimento de anúncios que pareciam relacionados a conversas feitas na vida real, o que levantou a suspeita de que o Facebook usa o microfone do smartphone para gravar as conversas para exibir anúncios direcionados aos usuários.
No Twitter, Goldman negou a prática. “Eu trabalho com anúncios no Facebook. Nós nunca usamos o microfone para anúncios. Isso não é verdade,” disse em resposta a um questionamento feito por PJ Vogt, apresentador de um podcast chamado Reply All.
O executivo do Facebook também garantiu que a empresa não faz isso no Instagram.
Não é a primeira vez que o Facebook precisa negar a coleta de conversas feitas ao vivo para fins publicitários. Em 2016, a empresa lançou um comunicado em seu site para desmentir boatos. “Mostramos anúncios com base nos interesses das pessoas e outras informações de perfil – não no que você fala ao vivo.”