A Intel se manifestou sobre a descoberta de um bug que pode afetar todos os processadores da empresa lançados na última década. Segundo a fabricante, as falhas de segurança poderiam ser encontradas em diversos tipos de dispositivos com chips de diferentes marcas e sistemas operacionais. A Intel, contudo, não descartou a possibilidade de a correção deixar os computadores mais lentos.

A vulnerabilidade noticiada nesta quarta-feira, 3, afetaria o kernel dos sistemas operacionais Linux e Windows com processadores Intel lançados nos últimos 10 anos. A falha permitiria o acesso a informações sensíveis armazenadas em um cache de discos. Além disso, o pacote de correção necessária poderia causar uma perda de desempenho de 5 a 30%.

publicidade

Em nota divulgada, a Intel diz que a informação de que o problema seria exclusivo dos processadores da marca é incorreta. “Baseado em analises recentes, diversos tipos de dispositivos computacionais – com processadores de diferentes marcas e sistemas operacionais – estão suscetíveis a essa falha”, publicou. A companhia afirmou ainda trabalhar com a AMD e a ARM para desenvolver uma solução adequada para a questão.

Ainda no comunicado, a Intel não descartou a hipótese de que a correção poderia causar perda de desempenho em PCs. Contudo, a fabricante minimizou o impacto para o usuário. “Contrariando algumas reportagens, qualquer impacto na performance depende da carga de trabalho e, para o usuário médio, não será significante e será reduzida com o tempo”.

publicidade

Por fim, a empresa disse ainda que já começou a liberar alguns pacotes de correção e que planeja resolver a falha na próxima semana, conforme mais pacotes de atualização serão liberados. A recomendação é que os usuários baixem os updates assim que eles forem liberados pela Apple, Microsoft ou empresa responsável pelo sistema operacional.