A AMD divulgou ontem uma série de medidas que pretende tomar nos próximos dias para proteger os usuários de seus chips contra as falhas Meltdown e Spectre. Embora a AMD tenha afirmado que seus chips não eram afetados pelas falhas, algumas máquinas com processadores AMD tiveram problemas após atualizações feitas pela Microsoft para resolver essa brecha em máquinas com chips da Intel.

De acordo com a empresa, seus processadores ainda podem estar vulneráveis às variantes 1 e 2 da brecha Google Project Zero. Para resolver essas vulnerabilidades, a AMD diz que já definiu “passos adicionais por meio de uma combinação de atualizações dos microcódigos dos processadores e patches do sistema operacional”. Essas novidades virão na forma de atualizações que devem chegar em breve aos clientes e parceiros da empresa.

publicidade

Os processadores das linhas Ryzen e Epyc da empresa deverão receber as atualizações ao longo da próxima semana; chips de linhas anteriores também serão atualizados, mas devem levar mais tempo. Esse tempo, segundo o The Verge, pode acabar variando bastante. Isso porque a AMD vai disponibilizar as atualizações às fabricantes de PCs (como Acer, HP, etc) e caberá a elas ajustar o código e liberar os arquivos aos seus clientes – o que pode levar tempo.

Outros sistemas

publicidade

No mesmo anúncio, a AMD também disse que não realizará nenhum tipo de atualização para as suas placas de vídeo. Isso porque, segundo ela, as arquiteturas de suas placas Radeon não usam execução especulativa de código (que é exatamente o que dá origem as brechas mencionadas), e por isso não estão suscetíveis a essas falhas.

Reveladas no dia 3 de janeiro, as falhas Meltdown e Spectre afetam a grande maioria dos processadores do mercado, incluindo chips de celulares e tablets. De acordo com a Intel, todas as máquinas que usam processadores seus lançados nos últimos cinco anos deverão estar protegidas contra essas ameaças até o dia 15 de janeiro (próxima segunda-feira).