Um malware que foi encontrado na loja de aplicativos do Android conseguiu retornar à Play Store de uma maneira bem simples: com um novo nome e desenvolvedor, a ameaça passou por cima dos filtros do Google que removem aplicativos maliciosos da loja.

A ameaça foi encontrada pela Symantec. Há alguns meses, a empresa de segurança alertou ao Google da existência de alguns apps maliciosos disponibilizados no canal oficial de aplicativos do Android. O Google agiu rapidamente e removeu os malwares, mas, de acordo com a Symantec, eles conseguiram retornar à Play Store.

O malware em questão se disfarçou de um aplicativo de produtividade e, quando instalado no celular da vítima, consegue exibir anúncios e sites falsos para o usuário. A Symantec diz que a ameaça é exatamente a mesma encontrada meses atrás, só que agora com novo nome e desenvolvedor diferente do anterior.

Apesar dos constantes esforços do Google para eliminar ameaças dos canais oficiais de distribuição de aplicativos e extensões dos seus serviços, hackers conseguem constantemente burlar restrições e oferecer malwares a usuários: além dos apps na Play Store, a loja de extensões do navegador Chrome também recebe de tempos em tempos aplicações falsas que podem roubar informações dos usuários.