O Google salva de forma automática o acesso dos sites e aplicativos conectados à sua conta por tempo indeterminado. Por esse motivo, é importante sempre conferir quais serviços estão autorizados a acessar os dados de usuário e remover os que não estão sendo mais utilizados ou que o usuário não reconheça.

O Olhar Digital trouxe um passo a passo de como proteger sua conta Google.

publicidade

Leia mais:

Por que remover o acesso de aplicativos e sites que não utiliza mais

Existem várias razões pelas quais você pode considerar remover o acesso de aplicativos à sua conta do Google. Aqui estão alguns motivos comuns:

publicidade

Segurança:

Ao conceder acesso a um aplicativo, você está confiando nele com seus dados pessoais. Alguns aplicativos podem solicitar permissões opcionais ou acessar mais informações do que você está disposto a compartilhar. Quando você remove o acesso de aplicativos não usados ​​ou suspeitos, você reduz o risco de que suas informações sejam comprometidas ou mal utilizadas.

Privacidade:

Alguns aplicativos têm acesso a informações sensíveis, como seus e-mails, contatos, fotos ou documentos armazenados no Google Drive. Assim sendo, se você não confia completamente em um determinado aplicativo ou não está mais o usando, é uma boa prática você remover seu acesso para garantir que suas informações pessoais sejam privadas.

publicidade

Limpeza e organização:

Com o tempo, é fácil coletar uma lista de aplicativos conectados à sua conta do Google. Sendo assim, isso pode tornar sua lista confusa e dificultar o gerenciamento dos aplicativos com acesso real à sua conta. Resumindo, remover aplicativos necessários pode ajudar a manter sua conta organizada e facilitar a identificação dos serviços que você realmente usa.

Controle sobre suas informações:

Remover o acesso de aplicativos à sua conta Google coloca você no controle de suas informações. Assim sendo, o usuário decide quais aplicativos podem acessar seus dados e quando. Em segundo lugar, isso permite que você revise e atualize regularmente suas permissões, garantindo que apenas os aplicativos tenham acesso aos seus dados.

Removendo o acesso pelo computador

  1. Acessando

    Acesse o site do Google e clique sobre a sua foto de perfil, no canto superior direito da página – caso necessário, faça login em sua conta. Em seguida, clique em “Minha conta”; ⁣Imagem mostrando primeiro passo do processo de configuração

  2. Login

    Na seção “Login e segurança”, clique em “Aplicativos e sites conectados”; ⁣Imagem mostrando o acesso interno da conta

  3. Gerenciando aplicativos

    Agora, clique em “Gerenciar aplicativos”; ⁣Imagem mostrando página que antecipa o acesso na página de aplicações conectadas

  4. Listas de sites

    A lista de sites e aplicativos conectados à sua conta será exibida. Para remover algo, clique sobre ele;

  5. Removendo

    Feito isso, clique sobre o botão “Remover”;

  6. Confirmando

    Por fim, clique em “OK” para confirmar.

Removendo o acesso pelo Android

  1. A princípio o usuário deve acessar a tela de ‘Configurações’ e tocar em ‘Google’. Em seguida clicar em ‘Conta Google’;
  2. Em seguida o usuário deve clicar em ‘Segurança’, deslizar até encontrar a parte ‘Aplicativos de terceiros com acesso à conta’ e logo tocar em ‘Gerenciar o acesso de terceiros’;
  3.  Agora o usuário deve escolher um dos aplicativos ou serviços que deseja excluir e ir em seguida na opção ‘Remover acesso’.