Se você usa um aplicativo para gravar ligações, terá de se despedir dele quando seu Android receber a próxima atualização. Desenvolvedores informaram que o Google está bloqueando apps do gênero na mais nova versão do sistema, o Android 9 Pie.

A equipe que desenvolve o ACR, um dos mais populares aplicativos de gravação de chamada do Android, disse num post no fórum do Bitbucket que, a partir do Android 9 Pie, só será possível usar o app a partir de um root – processo de desbloqueio de funções administrativas do sistema que viola a garantia do celular e, se não for feito com cuidado, pode danificá-lo.

publicidade

De acordo com o Android Police, outros aplicativos do gênero estão informando o mesmo. Vale lembrar que o Google deixou de fornecer uma API para desenvolvedores gravarem ligações no Android 6.0 Marshmallow. Desde então, os apps estavam usando “gambiarras” para fazer a função funcionar até o Android 8.1.

Com o Android 9, porém, nem mesmo o atalho usado até hoje funciona. No passado, surgiram indícios de que o Google estava trabalhando numa nova API de gravação de chamadas ou mesmo numa ferramenta nativa para grampear ligações no Android. Mas o novo sistema chegou e nenhuma das duas funções se tornou realidade.

publicidade

Existe a possibilidade, porém, de que o suporte à gravação de chamadas, seja por uma nova API ou uma função nativa, volte ao Android em futuras atualizações da versão Pie. Mas, por enquanto, é só especulação. Os mais de 200 aplicativos de gravação de chamada no Google Play acumulam um total de 200 milhões de downloads.