Se você usa um aplicativo para gravar ligações, terá de se despedir dele quando seu Android receber a próxima atualização. Desenvolvedores informaram que o Google está bloqueando apps do gênero na mais nova versão do sistema, o Android 9 Pie.
A equipe que desenvolve o ACR, um dos mais populares aplicativos de gravação de chamada do Android, disse num post no fórum do Bitbucket que, a partir do Android 9 Pie, só será possível usar o app a partir de um root – processo de desbloqueio de funções administrativas do sistema que viola a garantia do celular e, se não for feito com cuidado, pode danificá-lo.
De acordo com o Android Police, outros aplicativos do gênero estão informando o mesmo. Vale lembrar que o Google deixou de fornecer uma API para desenvolvedores gravarem ligações no Android 6.0 Marshmallow. Desde então, os apps estavam usando “gambiarras” para fazer a função funcionar até o Android 8.1.
Com o Android 9, porém, nem mesmo o atalho usado até hoje funciona. No passado, surgiram indícios de que o Google estava trabalhando numa nova API de gravação de chamadas ou mesmo numa ferramenta nativa para grampear ligações no Android. Mas o novo sistema chegou e nenhuma das duas funções se tornou realidade.
Existe a possibilidade, porém, de que o suporte à gravação de chamadas, seja por uma nova API ou uma função nativa, volte ao Android em futuras atualizações da versão Pie. Mas, por enquanto, é só especulação. Os mais de 200 aplicativos de gravação de chamada no Google Play acumulam um total de 200 milhões de downloads.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de julho de 2022 19:28