EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Em seu iPhone, você carrega muitas informações pessoais e arquivos importantes. Apesar da configuração padrão do aparelho funcionar muito bem, existem alguns recursos e funções que podem ter parâmetros alterados como uma medida extra de segurança.

O Olhar Digital elaborou uma lista com dicas de recursos que podem ser usados a seu favor para ter mais segurança no iPhone. Todos eles podem ser realizados dentro do iOS sem a necessidade de instalar aplicativos de terceiros. Veja:

publicidade

Autenticação de dois fatores

O método para realizar o login com a autenticação em dois fatores já está presente em diversos serviços e aplicativos. No caso do iOS, também é recomendado ativar este recurso, de forma a evitar que alguém utilize as suas credenciais de forma incorreta.

Quando ativo, os dispositivos de confiança e os números de telefone listados na conta são utilizados para completar o login ao fazer uma nova sessão ou ao usar um aparelho novo. Para ativá-lo, siga estes passos:

  1. Entre em “Ajustes” e clique sobre o nome de seu usuário;

    Reprodução

  2. Toque em “Senha e segurança” e ative a “Autenticação de dois fatores”.

    Reprodução

Sistema atualizado

publicidade

Este pode parecer um item padrão em qualquer lista, mas a verdade é que se trata de um processo indispensável e você deve executá-lo. Apenas ao manter o sistema do aparelho atualizado, você estará protegido de brechas de segurança, além de ter acesso a novos recursos que podem ser úteis para o dia-a-dia.

No iOS, basta seguir estes passos para realizar uma atualização do sistema. Veja:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Geral”;

    Reprodução

  2. Clique em “Atualização de Software” e, caso tenha alguma versão nova do sistema disponível, prossiga com seu download e instalação.

    Reprodução

Antes de realizar este processo, lembre-se de liberar espaço no aparelho para o download e de ficar em uma conexão Wi-Fi. Os arquivos de atualização do sistema costumam ser grandes.

Exigir senha na App Store

A App Store é o meio oficial para obter jogos e aplicativos para o iPhone. Nela, você pode optar por manter algumas informações importantes como dados de um cartão de crédito e, por isso, deixá-la protegida é crucial no sistema.

Através das configurações do iOS, você pode definir quando a senha deve ser solicitada dentro da App Store. Confira abaixo os passos para torná-la essencial ao baixar ou comprar qualquer item na loja virtual:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “iTunes e App Store”;

    Reprodução

  2. Toque em “Ajustes de senha” e marque as opções “Sempre Exigir” e “Exigir Senha” em transferências gratuitas.

    Reprodução

Habilitar o “Buscar iPhone”

Esquecer o celular em algum lugar ou achar que o mesmo foi roubado lhe deixa em uma situação desesperadora. Caso você se encontre nela, é essencial deixar o recurso “Buscar iPhone” habilitado para poder saber onde ele ficou.

Veja os passos necessários para ativar este recurso:

  1. Entre em “Ajustes” e clique sobre o seu “nome”, conforme mostra a imagem abaixo;

    Reprodução

  2. Toque em “iCloud” e habilite a função “Buscar iPhone”.

    Reprodução

Alterar o tipo de código exigido para desbloquear o iPhone

O iPhone possui diversos métodos para que ele possa ser desbloqueado. Caso utilize o método de desbloqueio por um PIN, saiba que é possível deixá-lo mais complexo. Para isso, realize este processo:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Touch ID e código”. Caso esteja em um iPhone X, o nome da opção pode aparecer diferente;

    Reprodução

  2. Clique em “Alterar código” e em “Opções de código”. Selecione uma das opções disponíveis.

    Reprodução

Apagar dados automaticamente após falhar em desbloquear o aparelho

Uma opção que requer cautela para ser ativada, mas acaba sendo útil em muitos casos é a de apagar o iPhone. Quando ela está ativa, após 10 tentativas erradas de desbloqueio do aparelho, todas as informações que estão nele acabam apagadas. Veja como ativá-la:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Touch ID e código”. Caso esteja em um iPhone X, o nome da opção pode aparecer diferente;

    Reprodução

  2. Habilite a opção “Apagar dados” e clique em “Ativar”.

    Reprodução

Desabilitar a Siri

A Siri é a assistente virtual da Apple que acompanha os seus dispositivos que rodam o iOS. Apesar de sua utilidade para algumas tarefas, caso você não a utilize, pode ser uma boa ideia desabilitá-la quando o aparelho está na tela de bloqueio. Basta seguir estes passos:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Siri e Busca”;

    Reprodução

  2. Desmarque a opção “Permitir Quando Bloqueado”.

    Reprodução

Desabilitar o preenchimento automático no Safari

O Safari é o navegador padrão dos aparelhos da Apple. Um recurso útil, mas também perigoso, é o de preenchimento automático. Quando ativo, o navegador acaba armazenando dados como nomes, senhas e até dados do cartão de crédito.

A seguir, veja os passos para desabilitar o armazenamento destes dados:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Safari”;

    Reprodução

  2. Clique em “Preenchimento automático” e desabilite as informações que não deseja salvar.

    Reprodução

Conferir privilégios e acessos dos aplicativos instalados

Os aplicativos que ficam instalados no iOS, assim como ocorre no Android, também possuem as permissões para acessar determinados recursos do sistema como serviços de localização, Bluetooth, microfone e outros.

Para você saber quais aplicativos possuem este acesso e como desabilitá-los, é necessário acessar um menu no iOS. Confira:

  1. Entre em “Ajustes” e vá em “Privacidade”;

    Reprodução

  2. Selecione um dos recursos e confira quais os programas com acesso a ele para desabilitá-los ou não.

    Reprodução

Pronto! Com essas dicas você pode deixar o seu aparelho com o iOS mais seguro. Todos os truques mostrados acima podem ser desabilitados no mesmo menu em que foram ativados.