A Mozilla lançou nesta terça-feira um novo serviço para ajudar a garantir a segurança das contas dos usuários. Chamado Firefox Monitor, o sistema, como o nome sugere, monitora a web e avisa a pessoa sempre que o nome dela aparecer em algum vazamento de dados.

O serviço é bastante simples: basta informar um e-mail no campo em branco e clicar em Scan para que o Monitor faça uma pesquisa rápida no próprio banco de dados. A página, em seguida, mostra em quais vazamentos recentes o endereço foi mencionado e quais informações a mais foram divulgadas – senhas, eventuais documentos, nomes de usuário e mais.

Os dados são fornecidos pelo site Have I Been Pwnd, mantido pelo especialista em segurança Troy Hunt desde 2013. No caso abaixo, o e-mail e mais alguns dados foram vazados em casos envolvendo a Adobe, o Dropbox e o Last.fm entre 2012 e 2013.

publicidade

Depois disso, é possível cadastrar o endereço  para receber alertas direto na caixa de entrada caso algum novo vazamento aconteça. Para fazer, é só rolar a página, clicar no botão Sign Up e informar seu e-mail. Assim, você fica sabendo logo se suas informações estão em perigo – e pode trocar suas senhas o quanto antes para se manter protegido.

Mas lembre-se: não vai adiantar muito fazer isso em um só serviço se você usar a mesma combinação no Gmail, na Netflix e em vários outros serviços. O recomendável é usar senhas diferentes em todas as suas contas – uma tarefa complicada, mas que fica mais simples com a ajuda de um gerenciador como o LastPass ou o 1Password.