Essa quarta-feira (19) será movimentada no espaço. Estão agendados para hoje quatro lançamentos de foguete em lugares distintos do planeta. Saiba como acompanhar a estes quatro eventos ao vivo.

Em primeiro lugar, saiba que a maioria desses lançamentos deveria ter ocorrido ontem (18). Porém, devido às condições climáticas desfavoráveis, tivemos o reagendamento dos lançamentos dos foguetes para hoje.

Se você está se perguntando o porquê deste tráfego espacial nesta quarta-feira, leve em consideração que estamos no final do ano e, para cada uma destas empresas, poder lançar o maior número de foguetes ainda em 2018 é muito relevante. Para se ter uma ideia, com o envio de hoje, a SpaceX vai aumentar para 21 o número de lançamentos do ano.

Abaixo, você confere quais são as quatro missões espaciais de hoje, incluindo informações sobre o que cada foguete está levando à orbita e como assistir aos lançamentos ao vivo.

publicidade

GSLV, da ISRO

A Indian Space Research Organization (ISRO), a agência espacial indiana, lança hoje, às 8h40min (horário de Brasília), um de seus foguetes GSLV, que transportará um satélite de comunicações chamado GSAT-7A.

O GSLV decola do Centro Espacial Satish Dhawan, na costa sudeste da Índia. A ISRO deverá transmitir o lançamento ao vivo, a partir da sua conta do Twitter.

Falcon 9, da SpaceX 

A SpaceX está lançando uma carga de segurança nacional para a Força Aérea dos EUA – um satélite chamado GPS III SV01. Uma vez em órbita, o satélite será usado para informações de localização GPS.

O lançamento será feito a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, a partir das 12h07min (horário de Brasília). Normalmente, as transmissões ao vivo da SpaceX começam de 15 a 20 minutos antes da decolagem.

SOYUZ, da Arianespace

A principal empresa espacial da Europa, a Arianespace, está enviando um satélite militar da França, usando um foguete Soyuz. O satélite é chamado de CSO-1, e é o primeiro de três satélites idênticos que a França usará para vigilância. O satélite também poderá ser usada por outros países europeus, incluindo Alemanha, Suécia e Bélgica.

O voo ocorrerá na instalação de lançamento da Arianespace na América do Sul, na Guiana Francesa, a partir das 14h37min (horário de Brasília). A transmissão ao vivo acontecerá via YouTube e começa antes da decolagem.

DELTA IV HEAVY, da ULA 

A principal empresa de lançamentos militares, a United Launch Alliance, está planejando lançar seu veículo mais potente, o Delta IV Heavy. O foguete levará ao espaço um satélite da National Reconnaissance Office chamado de NROL-71. Infelizmente, não foram dados mais detalhes sobre o satélite, que foi classificado como “secreto”.

O Delta IV Heavy está programado para decolar da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 21h44min (horário de Brasília).

Como dito acima, com exceção do foguete da ISRO, o lançamento de todos os outros três estavam programados para acontecer na terça-feira. Logo, não podemos confirmar com certeza se todos os quatro ocorrerão hoje. Cruze os dedos e boa transmissão!

Fonte