Enquanto fabricantes como a Samsung preferem adicionar botões, como é o caso do botão dedicado para a assistente virtual Bixby, outras estão abrindo mão de qualquer um deles, como a Meizu. Em 2017, a HTC apresentou os sensores de pressão laterais que ativam comandos, como abrir o Google Assistente, por exemplo, e parece que este ano o recurso vai virar tendência. Bom, pelo menos é isso que uma nova patente da Motorola promete.

Os smartphones já estão disponíveis há mais de 10 anos e, neste período, nos acostumamos com o manuseio destes aparelhos. Tanto é que, quando trocamos de modelo, quase não estranhamos a posição dos botões ou onde encontrar a bandeja do cartão SIM. É claro que sair de um aparelho da Samsung para um da Apple irá causar estranheza, porém, rapidamente nos adaptamos à nova forma de interação.

publicidade

Por este motivo, por exemplo, fabricantes como a Meizu estão criando celulares sem qualquer tipo de botão ou portas de entrada, como USB e P2, pois hoje em dia é mais fácil adicionar sensores onde antes haviam botões físicos, já que todos sabemos, por exemplo, a posição padrão do botão de ligar e desligar um celular. Essa opção normalmente fica ou no lado direito superior ou parte superior direita da moldura.

Agora, a publicação de um novo registro de patente da Motorola mostra que a fabricante também pode aderir à tendência dos smartphones sem botão. De acordo com as imagens anexadas aos documentos de registro, teremos uma série de ações agrupados e relacionadas a sensores de pressão laterais. Uma delas, inclusive, mostra que estes sensores poderiam reconhecer quando seguramos o aparelho com a mão esquerda ou com a mão direita, garantindo assim o polegar possa realizar os mesmos comandos de ambos os lados, veja:

publicidade

Reprodução

Teoricamente, o smartphone sem botões funcionaria da mesma forma que um celular padrão, mas em vez de botões, teríamos sensores inteligentes. A Motorola não confirmou se está trabalhando neste tipo de aparelho, porém, o registro da patente indica interesse da fabricante nesta tecnologia.

publicidade

O meu Pixel 3 possui este recurso, e até que é bastante funcional, pois antes mesmo de desbloquear a tela usando o sensor de impressão digital, posso apertar as laterais e lançar o Google Assistente. Acho bem prático para consultas rápidas, em especial para configurar o alarme.

Logo, a tecnologia não é realmente nova, mas parece que agora mais fabricantes estão enxergando potencial nisso. O que você acha deste recurso, seria prático para você?

publicidade