O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular para celulares junto com o Messenger, que também é do Facebook. Com tantos recursos disponíveis para incrementar as conversas, não é incomum que você não saiba utilizar algum recurso dele ou até mesmo não saiba que ele existe, sendo possível salvar tempo para tarefas específicas.

Um destes recursos, por exemplo, é a possibilidade de enviar vídeos como GIFs ou até mesmos fazer a conversão deles para este formato usando apenas o aplicativo do WhatsApp, sem precisar recorrer a soluções de outros desenvolvedores da Google Play. A seguir, confira como enviar vídeos no formato GIF pelo WhatsApp.

Importante

O recurso a ser utilizado para esta tarefa está disponível para o aplicativo do WhatsApp em celulares com o sistema Android ou para iPhones. Na versão web, entretanto, você poderá apenas visualizar os GIFs recebidos, ou seja, não existe um método de criá-los por lá.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app

publicidade

Como enviar vídeos como GIFs no WhatsApp

Independentemente do sistema utilizado, o procedimento a ser seguido é o mesmo, lembrando apenas que alguns itens podem estar posicionados em locais diferentes, variando de acordo com o sistema. A seguir, veja como foi realizada esta tarefa utilizando o aplicativo do WhatsApp em um aparelho Android:

  1. Abra o WhatsApp normalmente e entre em uma tela de conversa;
  2. Toque no ícone da câmera e grave o vídeo a ser convertido para o formato GIF;Reprodução
  3. Após ter realizado a gravação, toque no ícone do “GIF” e confira o resultado obtido. Caso queira, é possível fazer cortes para selecionar apenas uma parte do vídeo e não o deixar por inteiro.Reprodução

Além da possibilidade de fazer gravações para serem enviadas como GIF, os vídeos que estão armazenados no celular também podem ser convertidos para este formato com o WhatsApp. Para isto, ao invés de selecionar o ícone da câmera, utilize a opção para enviar um arquivo da “Galeria”, onde deverá aparecer a opção para convertê-lo em GIF após a seleção do vídeo, assim como foi exibido acima na última parte deste processo.

Pronto! Agora, você já sabe como transformar os seus vídeos em GIFs no WhatsApp sem precisar instalar nenhum aplicativo para convertê-los. Lembre-se na hora de criar um GIF, que o WhatsApp permite a duração máxima de seis segundos para eles.

Saiba como fazer GIF de outras maneiras para diferentes dispositivos no artigo que preparamos!