Desde o anúncio da CNH Digital, milhões de motoristas se empolgaram com a possibilidade de deixar o documento de papel em casa e apenas sair de casa com o smartphone. No entanto, quando o público descobriu que seria necessário comparecer ao Detran para fazer a validação, muitos desistiram da ideia. Felizmente, desde dezembro, isso mudou.

Desde o final do ano passado, é possível realizar a validação da CNH Digital diretamente pelo celular, o que reduziu consideravelmente a burocracia para ter a versão virtual do documento no celular.

Veja como realizar o procedimento no passo a passo a seguir.

1. Certifique-se de ter a nova CNH com QR Code

publicidade

As carteiras de habilitação com o código QR começaram a ser emitidas em 2017. Se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova

Saiba também: onde fica o código de segurança da CNH?

2. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito

O download para Android pode ser feito por este link. Se o seu celular é um iPhone, você pode conferir o app por este link.

3. Você vai precisar fazer um cadastro no aplicativo

Após inserir seus dados, você vai será orientado a acessar seu endereço de e-mail para fazer a validação da sua conta.

4. Faça o login no aplicativo, toque no ícone “+” e selecione “CNH Digital”

5. Selecione a validação “pelo celular”

O aplicativo fornece três tipos de autenticação. A “pelo celular” é a mais simples e menos burocrática. O método “com certificado digital” exige o pagamento de um valor pelo certificado e o método “sem certificado digital” demanda uma ida ao Detran, que é exatamente o que queremos evitar

6. Use a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code da sua CNH

7. Dê uma “prova de vida”

Isso serve para provar que você é uma pessoa real. A “prova de vida” é um movimento físico que deve ser capturado pela câmera do celular para mostrar que você não é apenas alguém segurando uma foto em frente à câmera.

8. Confirme e digite o número do seu celular

Pronto, agora a CNH está disponível no seu celular, com o mesmo valor legal de uma cópia autenticada em cartório. Por motivos de segurança, o usuário também será orientado a criar uma senha de quatro dígitos que precisará ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital. A CNH digital pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet.