Você sabia que a sua CNH possui um código de segurança, assim como os cartões de crédito? O número de segurança da carteira de habilitação é essencial para quem deseja ter a CNH digital e muitos não fazem ideia de como encontrar o código quando solicitado.

Pensando nisso, preparamos um tutorial para você entender para que serve e como identificar a chave.

publicidade

O código da CNH serve para a proteção do motorista contra fraudes usando o documento. Ele passou a constar nas habilitações em 2017 e aparece como um QR Code na parte de dentro da habilitação em papel.

É essencial ter o código para quando você solicitar a emissão da carteira eletrônica pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou para tê-la também por meio do aplicativo da Receita Federal, o CPF Digital, que unificou os dois documentos (CPF e CNH).

Veja como obter CPF e CNH digitais neste tutorial aqui no Olhar Digital.

Importante: pessoas com habilitações mais antigas podem ter dificuldades para encontrar o código e solicitar a CNH Digital. Por isso, o motorista deve, primeiro, solicitar uma segunda via da carteira para, então, ter um documento atualizado e somente assim dar continuidade à solicitação do documento digital no Portal de Serviços do Denatran ou Detran.

Se tiver dificuldades, devido a atualização de dados como nome, endereço, entre outros, o procedimento pode ser solicitado pelo Poupatempo ou feito com maior orientação de forma presencial.

Por que solicitar a CNH Digital?

Ter uma CNH Digital facilita a vida de um motorista em diversos aspectos. Um deles é poder consultar de forma rápida e a qualquer momento a situação da habilitação. Você pode verificar pontuação, multas e se ela está regularizada ou vencida.

CNH Digital: onde encontrar o código de segurança? Imagem: Shutterstock
CNH Digital: onde encontrar o código de segurança? Imagem: Shutterstock

Além disso, o app não tem custo e não exige internet para acesso ao documento, podendo facilitar, inclusive, a apresentação da habilitação quando solicitada por uma autoridade, por exemplo. Ou seja, sem desculpas de “esqueci o documento em casa”: ter a carteira de forma digital e no celular pode te livrar daquela multa dolorida.

Leia mais!

Onde encontrar o código de segurança da CNH?

Como já mencionado, o código de segurança da CNH consta na carteira em papel, como QR Code, na parte interna do documento.

Você precisará desse código para obter a CNH Digital no portal do Denatran. Caso contrário, você precisará atualizar seu documento diretamente no Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo Digital, ou de forma presencial.

Ao solicitar a CNH Digital pelo app CDT, você receberá ainda outro código de segurança que deverá usar todas as vezes que precisar consultar o documento de forma online.

Muitos confundem o código de segurança com aqueles números que ficam no verso da carteira de habilitação. Um desses números é RENACH e o outro (que começa com SP + numeração) serve apenas para consultas em sites dos órgãos de trânsito, não sendo possível emitir a CNH digital com ele. 

Como consultar minha habilitação Digital?

Com a habilitação atualizada e o código em mãos, basta ir ao site do Denatran, fazer seu cadastro e usar o código gerado para logar no app Carteira Digital de Trânsito pelo celular.

Dentro do aplicativo, você irá tocar em “Baixar sua CNH” e, então, terá acesso a ela sempre que precisar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!