Que um jogo bem conservado tem seu valor todo mundo sabe, mas nesta semana uma cópia de Super Mario Bros. surpreendeu pelo preço arrecadado. O item foi leiloado e vendido para um grupo de colecionadores por US $ 100.150. Especialistas apontaram que esse é um valor histórico e que nunca um único jogo recebeu acumulou um valor de seis dígitos.

O game faz parte do primeiro lote — de 1985 — e foi extremamente valorizado por ainda ter o selo na aba superior com uma etiqueta circular de papel preto com o logotipo da Nintendo. Embora existam outras cópias semelhantes à leiloada (e seladas), essa, segundo Deniz Khan, presidente da Wata Games, é uma das poucas sem a marca de etiqueta.

O vendedor preferiu não ter seu nome divulgado, mas notificou que já havia recebido outras ofertas — que não o convenceram de que eram um bom negócio pelo fato de terem cinco dígitos. Os novos donos são três americanos: Jim Halperin, fundador e co-presidente da Heritage Leilões, o vendedor de moedas e colecionador de jogos Rich Lecce e Zac Gieg, proprietário de uma loja de videogames. 

Tanta importância e tanto valor atribuídos a um jogo são justificáveis para Khan. “O Super Mario Bros. não é apenas o jogo mais conhecido de todos os tempos. Ele salvou a indústria de videogames em 1985”, diz. Quem diria que o personagem, criado pela Nintendo há quase 35 anos, seria considerado o game mais caro do mundo e chegaria a valer o equivalente a R$ 371 mil?