Pegar uma chuva com o smartphone no bolso ou deixar o celular cair na água pode causar problemas no funcionamento do aparelho. Um deles, por exemplo, é ficar com os altos falantes emitindo um som mais abafado do que o comum.

Se você quer saber o que fazer quando seu celular é molhado e ele não é à prova d’água, saiba que existe uma forma de secar os altos falantes de seu telefone Android ou iPhone sem precisar abri-lo na assistência técnica, usando apenas o recurso de som. Veja como a seguir.

publicidade

Importante

Caso o seu celular esteja apresentando um mal funcionamento e o processo exibido a seguir não funcione, é recomendado levá-lo a uma assistência. Além disto, se ele estiver muito úmido, antes de realizar o processo a seguir, deixe-o secar por alguns minutos, apenas o suficiente para tirar o excesso de água dele.

Leia também:

Como funciona

O processo para tirar a água dos altos falantes do celular sem precisar abri-lo consiste no uso de um site, que consegue emitir um tom específico pelo aparelho, que consegue remover a água dele, sendo parecido com uma função presente no Apple Watch. Veja como é feito o processo:

  1. Abra a central de notificações do seu aparelho e tire-o do modo silencioso;
Como ativar o som do celular

2. Entre na parte de “Configurações” do sistema, vá em “Sons e vibração > Volume” e aumente a opção de “Mídia”;

Como ativar o volume do celular

3. Abra o Google Chrome ou outro navegador de sua preferência; acesse este link e toque no botão conforme está indicado na imagem abaixo.

Como usar som para tirar água do celular

Pronto! Agora, é só deixar o som do site sendo reproduzido até que a água saia dos altos falantes e eles acabem retornando a funcionar normalmente.