Vencedora do prêmio Mobile Photography Awards, a polonesa Dominika Koszowska concedeu uma entrevista ao blog da Sony Mobile. Nela, a profissional dá várias dicas de captura de imagens e manuseio das câmeras para os amantes de fotografia móvel, que é sua paixão há vários anos. 

Segundo Koszowska, é possível tirar boas fotos em qualquer lugar, desde que se trabalhe características como perspectiva, composição, quadros, simetria e contraste de cores. Ela admite, porém, que tem seus pontos de registro favoritos, como as montanhas, o mar e a neblina. E tem várias recomendações interessantes para quem está iniciando nesse mundo. Confira!

Dicas para bombar suas fotos

A polonesa tirou todas as fotos inscritas na competição com smartphones Xperia em 2018 – a maioria com um XZ2 e outras duas com um XZ1. O Z2 é um fiel companheiro de Koszowska há muito tempo, onde ela consegue registrar e editar as imagens em alta qualidade, além de compartilhá-las. Mas, como ela consegue capturar fotografias tão belas com a câmera do celular? 

publicidade

Primeiramente, é preciso ter uma preocupação fundamental com aquilo que se registra. Para Koszowska, a emoção desempenha papel central em uma foto e não necessariamente envolve a presença de uma pessoa. “Nuvens podem fornecer emoções, ou um flash de luz, ou até mesmo um movimento. Muitas fotos são criadas intuitivamente, você só precisa saber quando sacar seu smartphone.”

Ainda segundo Koszowska, tirar fotografias é como pintar com a luz. Ela cita a chamada Hora de Ouro, que ocorre durante o nascer e o pôr do sol, na qual a luz é mais eficaz e possui uma espécie de sombra dourada: “O mundo parece incrível”, brinca.

No entanto, não se pode ignorar os momentos de baixa iluminação e sua capacidade de produzir paisagens fantásticas. Ela detalha seu procedimento nessas situações: “Eu costumo usar um tripé para estabilizar a foto, o ISO mais baixo possível e um tempo de exposição maior para criar o efeito desejado”.

Koszowska aprendeu a fotografar com câmeras analógicas e, por isso, prefere utilizar o modo manual da câmera, para ter controle sobre as suas configurações. “Eu sempre uso funções manuais a menos que eu repentinamente veja uma situação interessante e precise reagir imediatamente (e smartphone me dá essa oportunidade).”

Para fotografias de paisagem, a vencedora opta pela proporção 16:9; para outras imagens, a opção é pelo 3:4. Ao fotografar movimento (como um pássaro voando), ela recomenda uma velocidade de obturador mais curta, de 1/1000 ou 1/2000 de segundo, às vezes até menor em ocasiões com iluminação mais intensa.

Ao fotografar pessoas contra a luz, para criar um contorno de silhueta, ela define todos os parâmetros para que o tempo de exposição seja de 1/12000 de segundo. No entanto, quando não há luz suficiente, Dominika usa um tripé e um tempo de exposição maior (de 1 segundo, por exemplo). “É importante usar um timer com atraso pois, caso você pressione acidentalmente o botão de captura ou mexa o telefone, a foto pode ficar distorcida e borrada”.

As novidades da Sony vêm aí

As cãmeras sempre receberam atenção especial na linha de smartphones Sony Xperia – e a MWC mostrou que os próximos modelos da gigante japonesa devem seguir essa mesma linha. As capturas dos usuários da marca são frequentemente compartilhadas nas redes sociais, com direito a desafios mensais da Sony no Instagram.

O Xperia 1, anunciado na Mobile World Congress, em fevereiro, será o primeiro celular do mundo equipado com o sistema Eye AF, recurso de foco automático identifica e mantém o olho humano focado. Ele também terá uma câmera tripla, capaz de produzir fotos com nível profissional. Tanto ele quanto o Xperia 10 e 10 Plus possuem uma tela com proporções de cinema, que possibilitam a captura de imagens em 21:9.