EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Google aproveitou a abertura do Google I/O nesta terça-feira, 7, para anunciar uma série de novidades para o Google Assistente. O grande destaque fica para o fato de a inteligência artificial ter sido incorporada ao celular, permitindo que o processamento de voz seja feito localmente, reduzindo a dependência de internet e fazendo com que a tarefa seja completada mais rapidamente.

Segundo o Google, os modelos de reconhecimento de voz antes eram pesados demais para serem incluídos no celular. A empresa diz que antes esses dados ocupariam 100 GB do smartphone, mas agora foi possível reduzir o espaço consumido pela tecnologia para apenas 0,5 GB.

publicidade

O que isso significa é que, ao menos na demonstração no palco do I/O, era possível abrir e alternar entre aplicativos rapidamente por meio de comandos de voz. Foi possível realizar um monte de tarefas em um tempo curtíssimo, sem precisar repetir “Ok, Google” entre cada comando. Em alguns instantes, o aparelho conseguiu reservar uma corrida no Lyft, abrir cinco aplicativos diferentes, abrir o Twitter diretamente no perfil do cantor John Legend a pedido do usuário, acender e apagar a lanterna e abrir a câmera frontal para tirar uma selfie.

Como é tradição, o recurso será introduzido primeiro no próximo Pixel, que deve ser lançado em outubro. Não há previsão para quando outros aparelhos serão beneficiados com o recurso.

Duplex na web

publicidade

O assistente também teve um de seus recursos mais interessantes melhorados. O Google Duplex, que é uma inteligência artificial que se comunica diretamente com estabelecimentos comerciais para fazer reservas pelo telefone. Agora, o Duplex também agirá por meio da internet.

Na demonstração do Google, o sistema reconheceu que o usuário estava fazendo uma reserva de um carro pelo celular e começou a preencher rapidamente o formulário sem grandes dificuldades, poupando tempo e pulando múltiplos passos no processo.

O Google não de mais detalhes sobre quando o recurso será disponibilizado, e prometeu dar mais detalhes sobre isso ao longo do ano. O Duplex, por enquanto, funciona apenas nos Estados Unidos, mais especificamente em 44 estados do país.