O Google está transferindo sua produção de dispositivos de automação residencial da linha Nest para fora da China continental, buscando evitar taxações de até 25% impostas pelo governo local, informou o canal de notícias Bloomberg. 

Além disso, a produção de placas-mãe direcionadas para os data centers do Google nos EUA foi transferida para Taiwan, enquanto a fabricação dos dispositivos da Nest que estão sendo lançados nos Estados Unidos está sendo produzida também em Taiwan, além da Malásia. Os movimentos são uma resposta às crescentes tensões criadas pela guerra comercial EUA-China.

As tarifas impostas pelo governo norte-americano e chinês devem ser absorvidas diretamente pelas empresas ou repassadas aos consumidores na forma de preços mais altos. Por essa razão, muitas empresas que vendem para os EUA agora estão considerando transferir pelo menos parte de sua produção para fora da China, interrompendo uma rede complexa de cadeia de fornecimento global.

O Google não é o primeiro a tomar essa decisão. A GoPro decidiu transferir sua produção para o México, enquanto a Foxconn disse estar preparada para mudar a linha de fabricação de iPhones com destino aos Estados Unidos para fora da China, antes das novas taxas entrarem em vigor. Recentemente, muitas companhias asiáticas também tomaram a decisão de transferir suas fábricas para Taiwan.

publicidade

Via: The Verge