Instagram vai oferecer uma camada extra de segurança aos usuários

Os engenheiros da plataforma estão testando novas ferramentas de recuperação de contas hackeadas
Por Redação, editado por Neil Patel Brasil 17/06/2019 10h06, atualizada em 16/05/2022 19h41
20190430080103
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o objetivo de oferecer aos usuários, os engenheiros do Instagram estão testando um novo processo de recuperação de conta no aplicativo que deve facilitar a recuperação das mesmas em caso de roubo.

Atualmente, caso o seu perfil seja hackeado, é necessário solicitar acesso e aguardar por um e-mail ou preencher um formulário usando a página de suporte do Instagram. Contudo, a empresa vai passar a usar o próprio aplicativo para que as pessoas que tiverem a conta invadida possam, rapidamente, recuperá-la respondendo a uma série de perguntas previamente configuradas. De acordo com o canal Engadget, serão “solicitadas diferentes tipos de informações (como o endereço de e-mail ou número de telefone original).” Depois disso, o serviço automaticamente enviará um código de seis dígitos para um contato de sua escolha.

Essa mudança é realmente importante, pois garante aos proprietários da conta maior controle no caso de invasão, mesmo que os hackers venham a alterar o nome de usuário e os dados de contato.

Além disso, o time do Instagram decidiu fazer uma espécie de “bloqueio” do nome de usuário após a troca do nome usado no perfil. Desta forma, mesmo que você tenha a sua conta invadida e o nome trocado, poderá recuperá-lo após as alterações na conta, seja uma invasão ou uma alteração voluntária.

Segundo o site, ainda não existe uma previsão de chegada dessa ferramenta de recuperação ao aplicativo, contudo, o bloqueio do nome de usuário já está disponível para todos os usuários do Android e deve chegar em breve ao iOS.

Não se sabem os motivos pelos quais o Instagram decidiu tomar essa atitude agora, porém, vale lembrar que no ano passado, no Brasil, tivemos o caso da conta “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, que foi invadida, teve as informações alteradas e expôs mais de 2,5 milhões de pessoas na plataforma. Recentemente, tivemos o possível hackeamento dos celulares do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e de outros membros do judiciário nacional, bem como jornalistas e deputados federais. Logo, essa ferramenta do Instagram é muito bem-vinda e oferece maior controle dos usuários sob suas contas.

Você já teve a sua conta do Instagram invadida? Foi difícil recuperá-la?

Saiba também como acessar a Central de Ajuda do Instagram?

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital