Uma versão de testes do foguete de próxima geração da SpaceX pegou fogo na noite de terça-feira (16/07) após um teste de motor em Boca Chica, Texas. Cerca de quatro minutos após a empresa acender brevemente o motor do veículo, uma pequena explosão envolveu o foguete em chamas por alguns segundos – aparentemente por acidente. O incêndio foi rapidamente controlado, mas pode adiar o primeiro grande voo do veículo.

O foguete, chamado Starhopper, é um protótipo em escala reduzida, de um sistema de lançamento interplanetário maior, conhecido como Starship, que está sendo projetado para levar pessoas de e para Marte. O protótipo foi planejado para fazer um voo livre de cerca de 20 metros e retornar para a plataforma. No entanto, o teste do motor Raptor – desenvolvido especificamente para a grande missão – da noite anterior parece ter produzido uma anomalia

publicidade

Conforme capturado por vários membros da comunidade SpaceX, o teste estático começou e parou, mas as chamas continuaram a queimar em torno da base dos motores. Um fluxo de líquido é direcionado em direção a ele, ponto em que o foguete inteiro parece se inflamar em uma bola de fogo.

O Starhopper é feito de aço robusto que é semelhante ao tipo usado em tachos e panelas, mas não está claro se ele foi significativamente danificado pelo incidente ou não. Até agora, a SpaceX se recusou a fornecer detalhes sobre o acontecimento. Mas pessoas que visitaram o local de lançamento da empresa publicaram fotos detalhadas do veículo, e as imagens não pareciam mostrar nenhum dano estrutural importante. 

publicidade

Via: TechCrunch