O inventor do Flyboard Air, Franky Zapata, diz que planeja cruzar o Canal da Mancha em sua prancha voadora a jato na quinta-feira (25/07) para marcar o 110º aniversário do primeiro voo de avião entre a Inglaterra e a França. Segundo o The Guardian, ele diz que vai voar entre Sangatte e a baía de St. Margaret em uma travessia que deve levar cerca de 20 minutos a velocidades de até 140 km/h.

A travessia será um desafio para o inventor francês. Falando ao Parasian, Zapata disse que seu último voo, em uma demonstração sobre as multidões no Dia da Bastilha, usou cerca de 3% das capacidades do veículo, em comparação com os 99,9% que precisa para conseguir cruzar o canal. Ele estimou suas chances de sucesso são cerca de 30%.

publicidade

A prencha voadora contém cinco motores turbo, cada um com a capacidade de produzir cerca de 250 cavalos de potência. Existem três partes da máquina: a placa, um controle remoto de mão e um tanque de combustível que é usado nas costas. O Flyboard Air só é capaz de voar por cerca de 10 minutos de cada vez, então Zapata precisará parar para reabastecer no meio do caminho.

Exatamente onde ele vai reabastecer tem sido o problema, já que a travessia irá ocorrer em uma região movimentada. Preocupações levantadas pela autoridade marítima francesa apontam que Zapata só poderá usar uma única estação de reabastecimento ao longo da jornada, em vez de duas conforme planejado originalmente. Ele aterrissará no navio para reabastecer ou tentará reabastecer enquanto paira sobre ele, permitindo assim um único voo contínuo.

publicidade

Em 2016, Zapata estabeleceu um recorde mundial para o mais distante voo de Flyboard Air ao longo da costa sul da França com uma distância de 2.252 metros. Enquanto isso o aparelho parece já ter um destino: a agência de defesa e aquisição do governo francês concedeu a Zapata no ano passado uma doação de 1,3 milhão de euros para desenvolver a hoverboard. Em breve ele pode se tornar uma ferramenta usada para fins militares.

publicidade

 

Via: The Verge

publicidade