

A fabricante de chips MediaTek anunciou hoje (30), seus mais recentes SoCs de ponta, o Helio G90 e o G90T. Os chips incluem um processador octa-core com clock de até 2,05 GHz, que usa os mesmos núcleos ARM Cortex-A76 e A55 dos processadores mais recentes de sua rival, a Qualcomm. O chip da MediaTek também inclui uma GPU Mali G76 com clock de até 800MHz e suporte para até 10GB de RAM.
O G90 e o G90T são os primeiros SoCs da linha G da MediaTek. Eles incluem o que a empresa chama de tecnologia “HyperEngine”, um conjunto de recursos projetados para melhorar o desempenho em jogos. Os chips suportam HDR10, e eles também possuem um mecanismo inteligente de previsão de rede que é capaz de detectar quando a qualidade do Wi-Fi está decaindo e automaticamente usar uma conexão LTE como segunda opção. Também há a adição de um “mecanismo de resposta rápida” para melhorar a resposta de telas sensíveis ao toque.
O anúncio da MediaTek sugere que seus novos chips serão implementados em smartphones focados em jogos, como é o caso do Razer Phone 2. Tradicionalmente, aparelhos voltados para jogos tendem a usar processadores de sua rival, a Qualcomm, enquanto os chips MediaTek são implementados em aparelhos de entrada ou intermediários, como os da Redmi ou nos telefones da Nokia. Com a chegada da série G90, a empresa está, sem dúvida, tentando capturar uma nova parcela de mercado.
Confira a ficha técnica com o que cada um deles suporta:
Helio G90:
Helio G90T: