A ZTE foi a primeira fabricante de celulares a lançar um aparelho 5G na China. O aparelho em questão é o Axon 10 Pro 5G, que chegou às lojas do país nesta segunda-feira (05). Anunciado na MWC em fevereiro, o Axon 10 5G possui um display AMOLED 1080p de 6,47 polegadas, e usará um dos modems X50 5G da primeira geração da Qualcomm.

Embora os chineses já possam colocar suas mãos em um dispositivo 5G, eles ainda não terão acesso a uma rede que suporta a tecnologia até os próximos meses. Segundo o site TechCrunch, a China Mobile deve lançar comercialmente seus serviços 5G em outubro.

publicidade

Duas outras operadoras chinesas de telefonia móvel, a China Telecom e a China Unicom, também receberam licenças para operar suas próprias redes 5G comerciais, mas isso não deve ocorrer antes de outubro. Esse lançamento significa que a ZTE derrotou sua rival chinesa do mercado de smartphones, a Huawei, na disputa por ser a primeira empresa a lançar um aparelho 5G em seu país de origem.

A Huawei deve lançar seu aparelho com 5G, o Mate 20X 5G, somente no dia 15 de agosto na China, apesar de o telefone ter chegado a outros países, como o Reino Unido, no final do mês de julho. Juntamente com a Huawei, os fabricantes chineses OnePlus e Oppo já possuem dispositivos 5G disponíveis em outros territórios, como o OnePlus 7 Pro 5G e o Oppo Reno 5G.

publicidade

O ZTE Axon 10 Pro 5G entrou em um período de pré-venda em julho antes de seu lançamento. O aparelho está sendo vendido por 4,999 yuan (aproximadamente R$2.800).

Ficha Técnica: Axon 10 Pro 5G

publicidade
  • Tela: 6,47 polegadas AMOLED
  • Processador e memória: Snapdragon 855 Qualcomm SDM855 e 6GB de RAM
  • Armazenamento: 128GB (espansível com cartão microSD)
  • Câmera: 48 MP + 20 MP + 8 MP/ frontal: 20 MP
  • Bateria: 4.000 mAh

Via: The Verge