Segundo reportagem da Vice, a Microsoft está ouvindo áudios do Skype e da Cortana. Assim como o Google e a Apple, a empresa supostamente envia amostras, que variam de 5 a 10 segundos, para análise.

Embora o site da Skype diga que a empresa pode analisar o áudio de chamadas telefônicas que um usuário deseja traduzir para melhorar os serviços da plataforma de bate-papo, ele não diz que parte dessa análise será feita por seres humanos. Algo que pode ser facilmente interpretado por trabalho feito por máquinas, como inteligência artificial, e não por funcionários contratados. 

Embora essa lacuna fique evidente quando pensamos na situação, a falta de informação ao usuário por parte da Microsoft é um fato. Pat Walshe, ativista do grupo em prol da privacidade Privacy Matters defende essa ideia. “Algumas coisas que ouvi podem ser claramente descritas como sexo por telefone. Ouvi pessoas inserindo endereços completos nos comandos da Cortana ou pedindo que ela fornecesse retornos de pesquisa sobre consultas de pornografia. Embora eu não saiba exatamente o que alguém poderia fazer com essa informação, parece estranho para mim que ela não esteja sendo tratada em um ambiente mais controlado”, contou Pat ao Motherboard.

A Microsoft disse que tanto o FAQ do Skype Translator quanto a documentação sobre a Cortana são claros, já que a empresa usa dados de voz para melhorar seus serviços. Mais uma vez, eles não dizem que um humano pode ouvir esses dados de voz, no entanto. Ela informou também que os dados de áudio estão disponíveis apenas para os contratados por meio de um portal on-line seguro e que a empresa toma medidas para remover informações de identificação, como números de identificação de usuários ou dispositivos.

publicidade

Via: Motherboard/Vice