A Huawei anunciou seus primeiros dispositivos com o novo sistema operacional da empresa, o HarmonyOS. São duas Smart TVs; a Honor Vision e a Honor Vision Pro que, segundo o Gadgets 360, estarão à venda na China a partir da próxima semana.

Anunciado na última sexta-feira (09/08), o HarmonyOS é a grande aposta da Huawei para diminuir sua dependência do Android, o sistema operacional móvel do Google. Desde que a chinesa teve sua licença suspensa ao Android, em maio, a Huawei tem sido aberta sobre seus planos de desenvolver um sistema operacional alternativo – embora viesse dizendo que o HarmonyOS estava em desenvolvimento há mais de dois anos.

publicidade

Eventualmente, o HarmonyOS funcionará em tudo: de wearables a PCs e tablets. Mas, a princípio, a gigante de tecnologia chinesa diz que seu foco está em “telas inteligentes”, como é o caso das Smart TVs anunciadas. A empresa já deu a entender que o sistema está pronto para rodar em celulares, e disse também que planeja continuar usando o Android para seus próprios smartphones – pelo menos por enquanto.

Em termos de hardware, as TVs incluem o chipset Honghu 818, e um processador octa-core que processará as imagens vistas na tela. Elas também contam com um monitor 4K de 55 polegadas e podem ser usadas como um hub doméstico inteligente.

publicidade

Ainda não se sabe quando os novos aparelhos irão chegar ao mercado ocidental. A Huawei disse anteriormente que pretende concentrar seus esforços com o HarmonyOS apenas no mercado chinês em um primeiro momento. 

Via: The Verge