Mal vimos as primeiras imagens produzidas por um smartphone com um sensor de 64 MP e a indústria já está dando o próximo passo. A Samsung está anunciando o lançamento do ISOCELL Bright HMX, um sensor de imagem de 108 MP para smartphones, que segundo a empresa tem “resolução equivalente a uma câmera DSLR topo de linha”.

Desenvolvido em parceria com a Xiaomi, o novo sensor mede 1/1.33 polegadas, maior que os sensores comumente usados em smartphones. Com uma área maior captando luz, o resultado devem ser imagens mais claras do que em sensores de gerações anteriores.

O sensor também tem a tecnologia “TetraCell”, que combina as informações de 4 pixels em um “super pixel”, o que resulta em imagens de 27 MP ainda mais brilhantes. É a mesma tecnologia usada em smartphones com sensores de 48 MP, que por padrão capturam imagens a 12 MP para aproveitar melhor a luz.

O ISOCELL Bright HMX também vem equipado com o recurso Smart ISO, que ajusta automaticamente o ganho do sensor para compensar a iluminação ambiente, e é capaz de gravar vídeo em 6K (6016 x 3384) a 30 quadros por segundo.

publicidade

Segundo a Samsung, a produção em larga escala do ISOCELL Bright HMX começará no final do mês. Considerando que foram necessários pouco mais de 3 meses entre o anúncio do primeiro sensor de 64 MP (o ISOCELL Bright GW1, também da Samsung) e o surgimento dos primeiros smartphones com ele (como o modelo da Realme), podemos esperar ver aparelhos equipados com o ISOCELL Bright HMX chegando ao mercado no final do ano.