Um hacker que se identifica como Pwn20wnd lançou nesta segunda-feira (19/08) a primeira ferramenta de jailbreak em anos capaz de funcionar em um iPhone rodando a versão mais recente do sistema operacional iOS (12.4). Batizada de unc0ver, a ferramenta funciona em iPhones baseados nos processadores A8 (usado no iPhone 6) até o A11 (usado no iPhone X).

O jailbreak foi possível pois a Apple reverteu uma correção para uma vulnerabilidade encontrada por um engenheiro do Google. Corrigida no iOS 12.3, a falha reapareceu no 12.4, o que deixa todos os iPhones rodando a versão mais recente do iOS vulneráveis.

publicidade

Se por um lado um jailbreak para uma versão recente do iOS deixa os usuários que gostam de modificar seus aparelhos entusiasmados, por outro é uma preocupação com a segurança, já que a mesma falha pode ser explorada por criminosos para invadir aparelhos.

O hacker avisa que usuários interessados em fazer o jailbreak de seus aparelhos devem desativar a atualização automática de sistema no iOS, já que é questão de dias até que a Apple lance uma nova versão (12.4.1, por exemplo) que corrige a falha.

publicidade

O unc0ver 3.5.2 pode ser baixado na página de Pwn20wnd no GitHub. 

Fonte: Vice