A Rússia vai lançar, nesta quinta-feira (22), a espaçonave Soyuz para a Estação Espacial Internacional. A missão consiste em um voo teste sem tripulantes humanos, que contará apenas com um robô chamado Skybot F-850, ou Fedor, ocupando o assento do comandante. O humanoide está programado para decolar sobre um foguete Soyuz 2.1a, do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 23h38 (14h38 pelo horário de Brasília). Será possível assistir ao evento em tempo real no site oficial da Nasa.

O voo visa garantir que esta versão do Soyuz possa lançar pessoas com segurança – um trabalho que a Rússia quer começar a fazer na próxima primavera. “A espaçonave Soyuz terá um controle de voo e sistema de navegação atualizados, bem como um sistema de controle de aterrissagem renovado”, explicam as autoridades da Nasa. É aí que entra o robô humanoide Skybot F-850, que ajudará a coletar dados sobre o voo.

publicidade

“O propulsor Soyuz 2.1a entra para substituir o propulsor Soyuz FG, que tem sido usado há décadas para lançar tripulações ao espaço”, completaram autoridades da Nasa em comunicado. Por isso, existe a necessidade de um teste antes de pensar em maiores empreendimentos.

Se tudo correr conforme o planejado, a espaçonave Soyuz MS-14 chegará à EEI na manhã de sábado (24), com 660 kg de carga para os tripulantes. A Soyuz permanecerá na estação por duas semanas, depois partirá para um retorno à Terra no dia 6 de setembro, de acordo com a Nasa.

publicidade

Abaixo, confira o vídeo do chefe da Roscosmos, Dmitry Rogozin, sobre a estrela da missão, o Skybot F-850.

publicidade

Fonte: Space.com