A plataforma de streaming domina o universo da Netflix, mas se engana quem pensa que o serviço da empresa baseado em disco está morto. Essa outra parte do negócio da Netflix, longe dos holofotes, acaba de enviar seu quinto bilionésimo disco, 21 anos após o início das entregas. O envio responsável pela marca contava com o filme “Rocketman” – que ainda não está disponível no serviço de streaming da empresa. A conquista é significativa, pincipalmente levando em conta que vivemos um momento em que cada vez menos pessoas têm aparelhos de DVD em casa.

A Netflix começou a administrar um serviço de assinatura de DVD por correio em abril de 1998 e embarcou seu primeiro bilhão de DVDs no início de 2007. A empresa lançou seu serviço de streaming de vídeo logo depois; a princípio, o serviço que hoje se popularizou mundialmente era oferecido apenas como um bônus para os assinantes de DVD.

Claro, o espaço da mídia física representa muito pouco hoje para a Netflix. Em 2011, eram 14 milhões de assinantes de disco, mas o número isso caiu para apenas 2,4 milhões no segundo trimestre deste ano, enquanto no mesmo período foram registrados 151 milhões de clientes do serviço de streaming.

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Como o número de assinantes de DVD diminuiu, a Netflix também reduziu lentamente a infraestrutura necessária para sustentar essa parte de seus negócios. Em seu auge, a empresa operou cerca de 50 centros de distribuição para distribuir DVDs pelos EUA, mas no ano passado, esse número caiu para apenas 17.

Mas, acredite, as assinaturas de DVD ainda são altamente lucrativas para a empresa. Segundo a Variety, no segundo trimestre de 2019, os envios de discos físicos contribuíram com cerca de US$ 46 milhões (R$ 192 milhões) para o resultado final da empresa. Esse lucro considerável explica por que a Netflix contiua fiel aos assinantes do serviço em DVDs.

Via: Variety