O presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que, independente do resultado de uma ação sobre moderação de redes sociais em atividade nos EUA, as empresas de tecnologia mudarão a forma como moderam seu conteúdo.

Smith acredita que a lei de 1990, que não responsabiliza uma empresa pelo que os usuários postam em suas plataformas, já é antiquada. Segundo o presidente da Microsoft, as empresas estão agora mais maduras e deveriam ter “um novo nível de responsabilidade” pelo o que é publicado em seus serviços.

A tendência das empresas de tecnologia é seguir a movimentação mundial pró regulamentações mais pesadas. Na Nova Zelândia, por exemplo, o ataque à uma mesquita, transmitido ao vivo no Facebook, iniciou um debate. O mesmo acontece em outros países.

“As leis ao redor do mundo vão mudar e uma vez que a tecnologia é tão global, as companhias norte-americanas vão adotar uma nova abordagem mesmo se o Congresso dos EUA não fizer nada”, disse Smith durante entrevista à Reuters.

publicidade

Microsoft: Reconhecimento Facial

Na entrevista, o presidente da Microsoft também afirmou que a empresa tem recusado pedidos governamentais para softwares de reconhecimento facial em casos onde receia uso indevido da tecnologia. Além disso, Smith afirma que não venderá tecnologia de reconhecimento para fins de vigilância.

A Microsoft também tem pedido por regulamentação mais pesada dessa tecnologia, pois acredita que a utilização do reconhecimento facial na China serve para vigiar minorias étnicas.

Contudo, Smith não defende a proibição do uso da tecnologia, apenas sua regulamentação. “É difícil inovar se você não pode usar alguma coisa, e é duro aprender se você não pode inovar”. 

Via: Reuters