Os microscópios de super resolução são essenciais para conseguir enxergar coisas realmente muito pequenas de perto, como o interior de células. Porém, devido ao volume de dados que essa ferramenta precisa gravar, seu funcionamento costuma ser extremamente lento. Para isso, os cientistas criaram um método que pode registrar dados na escala microscópica em tempo real.

Além de poupar tempo aos cientistas, a grande vantagem de um microscópio mais rápido é que ele pode ser usado para observar os movimentos de pequenos objetos, como partículas celulares. “É isso que torna esse tipo de microscopia realmente útil para aplicações em biologia ou medicina”, explicou o professor Dr. Thomas Huser, chefe do Grupo de Trabalho de Física Biomolecular da Universidade de Bielefeld.

publicidade

O método funciona irradiando objetos com luz laser, para que as moléculas da amostra brilhem em diferentes comprimentos de onda. O microscópio capta essa luz reemitida, fornecendo uma imagem com maior resolução do que outros métodos, além de um resultado mais rápido. “Conseguimos produzir cerca de 60 quadros por segundo- uma taxa de quadros mais alta que os filmes de cinema”, disse Andreas Markwirth, principal autor do estudo.

“O problema até agora é que os microscópios que oferecem uma resolução suficientemente alta não podem exibir informações na velocidade correspondente”, diz Huser. O novo método, portanto, permite o registro em tempo real para examinar elementos biológicos, como os movimentos das mitocôndrias. Ele também pode ser usado para observar a maneira como as partículas virais se movem através de uma célula.

publicidade

Via: Digital Trends