O WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil, baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros no último ano. As contas foram banidas entre outubro do ano passado, antes do segundo turno das eleições presidenciais, e setembro desse ano.

O levantamento inclui perfis banidos temporariamente ou para sempre. As contas foram excluídas por suspeita de uso de robôs, disparo de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio.

O número de mais de um milhão de contas banidas foi obtido através de uma estimativa com base em cinco comunicados recentes da empresa. O WhatsApp afirmou que não vai comentar os banimentos.

Em média, a empresa bane cerca de 125 mil contas por mês no Brasil, por uso irregular da plataforma. Porém, durante o perídodo de eleições, o número de banimentos chegou perto de 80 mil por semana.

publicidade

Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.

O Brasil é um dos países com o maior número de contas banidas nesses últimos doze meses. No mundo inteiro, foram cerca de 22 milhões de banimentos, sendo 8% apenas no Brasil.

O aplicativo possui mecanismos de detecção de atividade anormal e afirma que investe em “machine learning“, uso de robôs inteligentes que monitoram a rede e aprendem cada vez mais a identificar irregularidades a partir da análise do comportamento de usuários.

Atualmente, o WhatsApp tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos no planeta.

Via: UOL