A partir desta terça-feira (1º), começa a valer uma nova regra para dar mais eficiência ao atendimento de recalls. Agora, o Serviço Nacional de Notificação de Recall de Veículos vai enviar uma notificação no respectivo documento do veículo caso esteja com o recall pendente há mais de um ano da campanha preventiva. Com ele, os veículos que não atenderem determinada campanha preventiva, trarão um aviso no respectivo documento, quando o proprietário fizer o novo licenciamento, no ano seguinte. A mudança foi realizada por uma portaria conjunta dos ministérios da Infraestrutura e Justiça. 

O alerta vai ser emitido pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, versão digital da CNH e do CRLV, e pelo SNE, que permite monitorar multas de trânsito e quitar os débitos com 40% de desconto. O Denatran informou que, no caso do SNE, a solicitação será por meio de notificação pop-up no celular. Em ambos os casos, é preciso baixar o app e seguir o passo a passo indicado para o cadastro.

publicidade

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a pendência vai constar do CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) quando houver novo licenciamento. As novas regras também alteram a forma de comunicação do recall, que passa a ser informado ao proprietário pelo próprio departamento, por meio de aplicativo. O “aviso de risco” será enviado por e-mail aos consumidores com cadastro ativo no portal de serviços do Denatran.

Caso não seja concretizada a comunicação digital, o alerta será feito por remessa postal ao endereço registrado do consumidor no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Mesmo com a mudança, as montadores continuam obrigadas a comunicar os usuários individualmente por meio de anúncios em seus meios de comunicação. Além disso, as fabricantes ficam responsáveis por enviar mensagens de campanhas preventivas ao sistema da Renavam. 

publicidade

Caso a versão em papel do documento venha com informação de recall em aberto e o proprietário realizar o reparo posteriormente, o alerta será retirado somente no licenciamento seguinte, de acordo com a portaria. Caso o consumidor queira suprimir imediatamente essa informação, terá de tirar uma segunda via do CRLV e arcar com os respectivos custos. 

Via: Uol