A misteriosa síndrome respiratória que está afetando os usuários de cigarros eletrônicos (e-cigs) nos EUA fez mais uma vítima fatal. Desta vez foi um adolescente de 17 anos morador do Bronx, em Nova York, que segundo oficiais de saúde do estado faleceu nesta terça-feira (8) após ser internado por duas vezes no último mês com sintomas da doença.

Ele é a 23ª vítima fatal da misteriosa síndrome nos EUA, onde já foram registrados 1.080 casos segundo dados oficiais. E também é a vítima mais jovem de que se tem conhecimento: a doença parece afetar em maior número homens com idade média entre 49 anos.

Ainda não se sabe a causa exata da doença, mas todos os pacientes fazem uso de cigarros eletrônicos e 78% deles afirmaram ter usado produtos contendo THC (tetrahydrocannabinol), o princípio ativo da maconha. Outros 17% reportaram usar apenas produtos contendo nicotina. Os sintomas mais comuns são tosse, falta de ar, dores no peito e dificuldade de respirar, entre outros.

Segundo a FDA (Food and Drug Administration), agência do governo dos EUA responsável por proteger e promover a saúde pública e regular produtos como o tabaco, um dos poucos pontos em comum em todas as vítimas é que seus pulmões tinham ferimentos que lembram queimaduras químicas, o que indica que um componente nos ‘cartuchos’ contendo as substâncias usadas nos e-cigs pode ser o responsável. Muitos dos produtos foram comprados nas ruas, ou com contatos em redes sociais.

publicidade

Ao anunciar a morte do jovem o governador de Nova York, Andrew M. Cuomo, disse: “Os pais têm que saber. Os jovens têm que saber. Você está brincando com sua vida quando usa essa coisa”.

Fonte: The New York Times