Uma vulnerabilidade que permite que qualquer hacker assuma o controle do celular está afetando o WhatsApp, se trata de um bug presente no aplicativo instalado em celulares Android.

O alerta veio do Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (INCIBE), que afirma que a vulnerabilidade está oculta em arquivos com extensão GIF “manipulados de forma maliciosa”, que são compartilhados no serviço de mensagens instantâneas.

publicidade

As gifs instalam um código malicioso com o qual o invasor pode obter acesso à informações pessoais do usuário. De acordo com o INCIBE, o hacker pode inclusive ativar certas funções do dispositivo, como gravar vídeos e áudios, além de ler mensagens e roubar arquivos.

A falha de segurança atinge o Android 8.1 e 9.0, mas não funciona no Android 8.0 ou versões inferiores.

publicidade

Como resolver o problema

Atualize o aplicativo para versões subsequentes a 2.19.244. Para isso, acesse a página oficial do WhatsApp ou a Play Store para baixar a versão mais recente disponível.

publicidade

Na Play Store procure o aplicativo já instalado e clique em ‘atualizar’, esta é a opção mais simples.

A partir da web, acesse a opção ‘download’, que você vai encontrar no menu principal do site do WhatsApp. Uma vez lá, selecione seu dispositivo, nesse caso, Android. Na sequência, clique na opção ‘baixar agora’ e execute o arquivo .apk, para iniciar a instalação.

publicidade

Em nota, o Facebook – proprietário do WhatsApp desde 2016 – disse que “não tem motivos para acreditar que os usuários foram afetados por essa falha. Estamos sempre trabalhando nas melhores formas de oferecer atualizações de segurança”.

A empresa lançou um patch de segurança que corrige o erro, disponível em sua atualização mais recente. Mesmo com o sistema de criptografar mensagens de ponta a ponta, o WhatsApp segue sendo vulnerável. É uma boa ideia ter em dia todas as atualizações do aplicativo.

Via: BBC