Um Youtuber do Reino Unido, Joe Achilles, acabou no tribunal depois que policiais encontraram um vídeo dele dirigindo em alta velocidade pela estrada A57 Snake Pass em um Audi R8. Segundo as autoridades, ele estava a quase 150 km/h, praticamente o dobro do limite permitido.

Achilles foi convocado ao Tribunal de Magistrados do Sul de Derbyshire, onde foi considerado culpado por excesso de velocidade e multado em £ 615 (cerca de R$ 3.250). Ele também foi condenado a pagar outros custos de £ 620 e ganhou seis pontos na carteira de motorista.

Reprodução

Oficiais da Unidade de Policiamento de Estradas de Derbyshire viram o vídeo no Facebook e utilizaram tecnologia de ponta para provar que o motorista estava viajando acima do limite permitido. De acordo com eles, de um total de 11 velocidades médias calculadas, nenhuma delas estava dentro do limite de 80 km/h.

publicidade

A polícia de Derbyshire disse que autoridades estavam investigando uma questão completamente diferente quando se depararam com as imagens: “Precisávamos provar a velocidade que o carro estava percorrendo, o que, eu e minha equipe sabemos muito bem, é uma das nossas estradas mais mortais”, disse o sargento Adam Shipley. Eles encaminharam o caso para o Suporte de Segurança Rodoviária.

Então, Steve Callaghan, gerente de suporte técnico do RSS, conseguiu descobrir exatamente a velocidade na qual o Audi R8 de Achilles viajava. Ele comentou que ao ver o arquivo identificou que o motorista partiu do Snake Pass Inn e seguiu em direção ao leste.

“O vídeo do Facebook mostrava marcações nas estradas e sinais de trânsito que eram distintos e que podiam ser identificados no vídeo e no aplicativo Google Earth Pro. As distâncias entre os sinais foram medidas e o tempo das viagens entre elas foi calculado a partir do arquivo de vídeo e do aplicativo”, explicou.

Reprodução

O youtuber é dono de uma empresa de motoristas com sede em Londres. Seu site alega que ele é um “motorista profissional e envolvente com personalidade, discrição e charme” e que “acompanhou alguns dos principais modelos e celebridades do mundo”.

Para o sargento Shipley, esse fato o torna ainda mais irresponsável. “Para um homem que dirige por profissão, estou chocado que ele, aparentemente, dê tão pouco valor para a vida de outros usuários da estrada. As estradas do Reino Unido não são pistas de corrida e não devem ser usadas como tal. Amarrar uma GoPro ao lado de um carro e dirigir dessa maneira – tudo em uma tentativa de atrair espectadores nas mídias sociais – é francamente patético”.

Via: LadBible