O CEO da montadora norte-americana Tesla, Elon Musk, afirmou esta semana que poderá lançar o seu primeiro veículo totalmente autônomo ainda este ano. Atualmente, a montadora possui um modo piloto semi-automático, que funciona apenas em rodovias. O modo exige que os motoristas prestem atenção e mantenham as mãos no volante.

Em setembro, a empresa lançou o ‘Smart Summon‘, que conduz automaticamente o carro do estacionamento até a calçada onde você está, desde que o trajeto seja em linha reta. Em um vídeo divulgado pela Tesla, e possível ver a tecnologia de “direção automática completa” em funcionamento em um dos veículos da empresa. Com a combinação entre o piloto automático, a ‘Smart Summon’ e uma câmera voltada para a cabine, Musk quer transformar os seus carros em uma espécie de robô-táxi, que poderá operar sem motoristas humanos.

Para quem possui um Tesla S, 3 ou X, será necessário desembolsar 7 mil dólares para adquirir o novo recurso. Além da produção da nova tecnologia, as regulamentações nacionais e estaduais dos Estados Unidos sobre veículos autônomos vão determinar se o recurso poderá ser colocado em prática ou não.