A Huawei lançou recentemente o Huawei Mate X apenas na China, mas a empresa já está pensando em 2020. O foco agora é no Mate Xs, o novo modelo da marca. Anunciado no Chinese Mate X, evento que aconteceu nesta semana, este modelo se diferencia de seu antecessor por apresentar o Kirin 990, um processador mais potente que o Kirin 980.

Contando com um modem de 5G já incorporado, enquanto seu predecessor tem modem externo, o Kirin 990 apresenta um poder de processamento octa-core maior. A unidade de processamento de rede neural (NPU) também apresentou melhoras. Apenas a placa gráfica permanece a mesma do modelo Mate X. O chip estreou na série Mate 30, enquanto o Kirin 980 esteve presente nas famílias Mate 20 e P30.

O lançamento do Mate X atrasou por conta de mudanças no design, o que pode fazer com que o modelo Xs traga outras novidades que ainda são testadas nos laboratórios da Huawei. O aparelho deve chegar às lojas em março de 2020, por um valor possivelmente maior que seu predecessor (que custa R$ 9,750 na conversão direta).

O upgrade de chipset no Mate X já era considerado pela empresa. Contudo, ainda não existem informações sobre outras diferenças no novo modelo. O zoom periscópico e a câmera de 40 MP continuam no campo da especulação.

publicidade

Apesar da confirmação da Huawei sobre o lançamento do celular dobrável em 2020, ainda não se sabe se esse evento será global ou apenas na China. Isso porque os Estados Unidos adicionaram a empresa à lista negra do Departamento de Comércio. Com isso, os equipamentos dos chineses não podem ser comercializados ou utilizados em solo norte-americano. A ordem partiu do presidente Donald Trump, que declarou emergência nacional devido ao risco de sabotagem na comunicação do país.

Da mesma forma, a Huawei não pode comprar partes e componentes dos Estados Unidos sem a devida autorização do governo. Em resposta, a empresa afirmou que o banimento não fara os americanos mais fortes. Ao contrário, deixará o país atrasado em relação à tecnologia 5G.

Fonte: Android Authority